Em vídeo, Diretor Clínico do P.A. relata situação dramática sobre a COVID em Santa Vitória
No vídeo publicado nesta terça (08), Dr. Sérgio Moreira, Diretor Clínico do Pronto Atendimento de Santa Vitória, relata situação crítica e pede a colaboração da população no enfrentamento à COVID-19.
Dr. Sérgio deu o seu depoimento sobre a situação dramática onde disse que a demanda de oxigênio que era entre 15 e 18 balas por semana, estão gastando 20 balas de oxigênio por dia no Pronto Socorro.
Isto, devido ao crescente número de novos casos.
No boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, só nesta terça-feira (08), foram confirmados 33 casos positivos, somando um total de 311 casos ativos de Covid no município de Santa Vitória.
“Eu estou entrando em contato com vocês, fazendo este vídeo para comunicar que nós estamos passando por um momento muito difícil, muito difícil. Hoje pela manhã, nós tínhamos uma reserva de oxigênio que iria durar só para mais uma hora. Depois de uma hora não iria ter mais oxigênio para os pacientes internados. Nós estamos com mais de dez pacientes pedindo vaga de transferência, nós estamos com os 18 leitos ocupados, todos os pacientes quase, usando oxigênio. Esses pacientes iam morrer por falta de oxigênio. Graças a Deus, a gente conseguiu que chegasse, mas a nossa demanda que era de 15, 18 balas por semana, a gente tá gastando 20 balas de oxigênio por dia no Pronto Socorro. Isso é muita coisa. Além disso, nós temos 10 pacientes precisando de vagas de UTI. Estes pacientes, muitos deles, já precisavam estar entubados. Infelizmente a gente não tem ventilador pra todo mundo, não tem medicação para manter todos os pacientes sedados, não tem de onde comprar. As empresas licitadas, é…dizem que não tem o remédio, a gente não consegue comprar de nenhum lugar. Então a situação é dramática. Então se você adoecer e complicar…está difícil de oferecer assistência pra todo mundo. A linha de atendimento telefônico está ficando congestionada o tempo inteiro, a gente tá atendendo até na madrugada. Paciente que às vezes ligou cedo, está sendo atendido de noite. Por favor, colaborem, evitem aglomerações e evitem contato, e se Deus quiser, a gente vai conseguir sair dessa.”
Dr. Sérgio Moreira, Diretor Clínico do Pronto Atendimento de Santa Vitória