Saúde

Agentes de combate às endemias viabilizam ações efetivas de combate à dengue em Santa Vitória

Diariamente, agentes de endemias no combate à dengue realizam visitas domiciliares nos bairros da cidade

Em Santa Vitória não param as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika. Diariamente, agentes de endemias no combate à dengue realizam visitas domiciliares nos bairros da cidade.

Agentes de combate às endemias viabilizam ações efetivas de combate à dengue em Santa Vitória

Uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, quando há notificação de casos suspeitos de dengue numa determinada região da cidade, é feito a aplicação especial de inseticida, bloqueio vetorial, com utilização de bomba costal motorizada, que consegue acessar locais onde os mosquitos estejam em repouso.

Nestes casos, a aplicação do inseticida se dá de acordo com a demanda de notificação recebidas, como foi realizada esta semana no bairro Novo Horizonte.

Prevenção

A primeira forma mais indicada e eficaz de acabar com o Aedes aegipty continua sendo a eliminação dos criadouros.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que seja dispensado 30 minutos do dia para fazer a ronda pelas residências, observando tanques, bebedouros de animais, calhas, e outros locais onde o mosquito pode colocar seus ovos e proliferar, uma vez que os ovos podem permanecer por mais de 400 dias sem contato com água.

Tópicos
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
X