Saúde

População de Santa Vitória conta com o SAMU/192

Participaram do Descerramento da Placa de Inauguração: Prefeito Municipal, Isper Salim Curi; Vice-Prefeito, Renato José de Paula; Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Xavier da Rocha Júnior; Secretário Executivo do CISTRI, Rodrigo de Alvim Mendonça; Secretário Executivo do Governo do Estado de Minas Gerais, Margonari Marcos Vieira, e o Vereador da Câmara Municipal, Zilmar Balbino Pereira Filho, representando o Legislativo Municipal

O Governo Municipal inaugurou e instalou, na Rua Francisco dos Reis Goulart, em Santa Vitória, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Na tarde de ontem (03), o Prefeito Salim Curi, ladeado pelo Vice-Prefeito Renato de Paula, e o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior, recebeu o Secretário Executivo do Governo do Estado de Minas Gerais, Margonari Marcos, e o Secretário Executivo do CISTRI, Rodrigo de Alvim Mendonça, para promover a inauguração dos serviços do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na cidade de Santa Vitória.

A iniciativa da instalação do SAMU em nosso Município é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de Minas Gerais, visando oferecer atendimento à população nos casos de urgência e emergência.

O SAMU será gerenciado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI, contando com o trabalho de uma equipe capacitada, bem como 31 ambulâncias, sendo 26 de suporte básico e 05 de suporte avançado. Santa Vitória recebeu uma ambulância de suporte básico que realizará o transporte de pacientes com necessidades clínicas.

Durante a solenidade de inauguração das instalações do SAMU, o Prefeito Salim Curi falou da sensação do dever cumprido pelo início das atividades de atendimento com o SAMU em nossa cidade: “Ter saúde significa investir numa rede capaz de atender as pessoas em suas necessidades, objetivando chegar à vítima com a maior agilidade e eficiência após ocorrer uma situação de urgência ou emergência”, disse.

Também destacou que “o SAMU chega para um atendimento excepcional em nosso Município, com isso, esperamos amenizar os sérios problemas que enfrentamos com relação aos casos urgentes. A proposta do SAMU é que os profissionais das unidades prestem atendimento pré-hospitalar qualificado até que o paciente chegue à Unidade de Saúde onde será atendido”, afirmou Salim Curi.

O Vice-Prefeito, Renato José de Paula, agradeceu ao Prefeito Salim Curi e demais lideranças que estiveram à frente da implantação do SAMU: “Quero aqui agradecer pela oportunidade em poder participar desta conquista tão importante para a nossa gente, e, principalmente, agradecer ao Salim, ao Geraldo Júnior, Margonari, Rodrigo Alvim e Joédis Marques, por não medirem esforços frente a este objetivo, bem como, a cada colaborador que de alguma forma também se empenhou para que hoje pudéssemos comemorar esta vitória!”

O Secretário Executivo do Governo do Estado de Minas Gerais, Margonari Marcos, trouxe os cumprimentos do Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite, às lideranças e ao povo de Santa Vitória, enfatizando o trabalho incansável dos Gestores Municipais, bem como de todos os envolvidos para a concretização deste sonho. Margonari também justificou a ausência do professor Joédis Marques Ferreira, discorrendo sobre o carinho, respeito e dedicação do mesmo para com o povo de Santa Vitória.

População de Santa Vitória conta com o SAMU/192

O Secretário Executivo do CISTRI, Rodrigo de Alvim Mendonça, enalteceu que a não adesão da cidade de Uberlândia ao serviço fortaleceu as demais cidades integradas a Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte, com o apoio do Governo de Minas para a instalação e o funcionamento do SAMU no Triangulo Norte.

O Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior, lembrou a trajetória e os esforços para mais esta conquista da Gestão Municipal, e apresentou a equipe que já está trabalhando e atendendo os casos de urgência e emergência no município. “Hoje me sinto grato primeiramente a Deus, e a todos que contribuíram para que esta conquista tão almejada pudesse ser concretizada em nosso município. Na condição de integrante da Comissão responsável pela elaboração do planejamento estratégico de implantação do SAMU, sei da luta e do esforço para que hoje pudéssemos descerrar esta Placa, com um sentimento de gratidão e satisfação, pois sabemos que se trata de um benefício à todos de nossa cidade!”, elucidou o Secretário Geraldo Júnior.

População de Santa Vitória conta com o SAMU/192

Para realizar a bênção das instalações e das ambulâncias do SAMU, foi convidado o Reverendíssimo Cônego Luís Antônio de Morais, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, que pediu bênçãos divinas e proteção a todos. “Em tudo aquilo que damos início, nós buscamos as bênçãos de Deus”, afirmou durante a homilia.

Estiveram presentes os secretários municipais Fernando Bonito, Carlinhos Queiroz, Moussa El Bayeh Filho, Mariza Curi; os médicos Arnaldo Bernal, Mariana Scramim e Sérgio Moreira de Oliveira Junior; os vereadores Joaquim de Lima, Marquinhos da Farmácia, Zilmar Filho, Ângelo Parente, bem como Assessores, Coordenadores e populares.

População de Santa Vitória conta com o SAMU/192
População de Santa Vitória conta com o SAMU/192
Tópicos
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
X