Agropecuária e Meio AmbienteEventos

2ª Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia

Na expedição, as equipes se empenharam e recolheram mais de seis toneladas de lixo e resíduos sólidos das margens do Rio Paranaíba

A Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca juntamente com a Colônia de Pescadores do distrito de Chaveslândia Z-08, a Câmara de Vereadores e a Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA realizaram durante o sábado, dia 27, a 2ª Expedição Ecológica do distrito de Chaveslândia.

2ª Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia

De acordo com informações do secretário Mauricio Lorena Filho, o Governo Municipal, através do Meio Ambiente e Pesca avança em soluções inovadoras que reforçam sustentabilidade, tendo como resultado a promoção e valorização dos pescadores artesanais, assim este evento concretizou as expectativas dos organizadores, tendo em vista o sucesso da primeira expedição com relação ao volume de lixo recolhido no leito do Rio Paranaíba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O ano de 2019 marca mais do que a continuidade de projetos iniciados em 2017 e voltados à conservação do Meio Ambiente. O nosso trabalho se fortaleceu nesse cenário ao ir muito além da preservação da pesca esportiva, colaborando com a preservação dos nossos rios, um diferencial que faz a nossa cidade reconhecida no cenário brasileiro”, afirmou.

2ª Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia
2ª Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia
2ª Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia

Seguindo a tradição, a 2° Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia começou com uma recepção no Pier, às margens do Rio Paranaíba, em Chaveslândia, com a celebração da Santa Missa, em louvor aos navegantes, pelo Pároco da Paróquia São Jerônimo, da cidade de Gurinhatã/MG, Padre Genini Morais Barbosa.

Na expedição, as equipes se empenharam e recolheram mais de seis toneladas de lixo e resíduos sólidos das margens do Rio Paranaíba. Durante o percurso do passeio, os participantes conheceram também um pouco da história a hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná e navegaram até o Rancho de propriedade de um dos parceiros, Dr. Márcio Vasconcelos, aonde descansaram num local com belas paisagens e degustaram um saboroso almoço.

Como recompensa pelo trabalho voluntário, as primeiras cinco equipes que recolheram o maior volume de lixo e resíduos sólidos foram premiadas com troféus, camisetas culturais e brindes doados. Todas as equipes inscritas participaram de sorteios de brindes, inclusive de dois barcos da premiação cultural, sendo um deles doado pela ARPA.

2ª Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia
2ª Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia

A culminância do evento foi na Praça Camilo Chaves, com a presença do Prefeito Salim Curi, do Vice-Prefeito Renato José de Paula e sua esposa Jane Parreira, do presidente da Colônia de Pescadores Z-08 Ronaldo da Silva Souza, do Presidente da Câmara de Vereadores Weliton Ferreira Lima, do secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca Mauricio Lorena Filho, dos vereadores Zilmar Filho, Edson Pinheiro (Edinho da Chaveslândia) e Joaquim de Lima, Henrique Roberto, Eurípedes Henrique, do Presidente da ARPA, Juraci Miguel de Lima e do vice-presidente da comissão organizadora Francisco Chagas, de representantes das equipes inscritas e das embarcações, além de um grande público.

Todas as autoridades foram homenageadas com um troféu participativo “Mérito Ecológico”. Também foi agraciado com esse troféu, a equipe de voluntários da Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool, representados na ocasião, pela Jornalista Nejuska Santos.

O Prefeito Salim Curi muito agradecido pelo resultado das atividades socioambientais enfatizou que, com a valorização dos pescadores artesanais, se propõe o sustento do pescado como uma das principais fontes de renda que fomenta a economia no distrito de Chaveslândia e inseri a diversificação do turismo náutico e cultural na região.

Finalizando todos se divertiram num mega show com a dupla Renan e Ray e DJ Serginho.

OUTRAS EMPRESAS PARCEIRAS:
POSTO POTÊNCIA, OFICINA DO VADIM, Dr. JOÃO BATISTA DE LIMA, SÓ MÓVEIS VITÓRIA, CHIQUINHO CARNES, LUCIANA ELETROLAR / CONSULTORA, TUPERWARE, CALIXTO SEGUROS, ELETROLAR MÓVEIS, Dra. ALEIDA QUEIROZ, Dra. PATRÍCIA QUEIROZ, OFICINA DO CAPOEIRA, DR. CLEITON COSTA VIANA, MARINEIDE LORENA, MÁRCIA ROMÃO ACESSÓRIOS BIJOUTERIAS E SEMI – JÓIAS, POSTO SÃO SIMÃO, PEIXARIA DA LICA, CER MICA NILDA, CONSTRUCENTER, TRIMAC, GRUPO CMAA/USINA VALE DO PONTAL, RESTAURANTE E PEIXARIA DO WELITON, ACADEMIA CROSS LIFE, BARCOS MULTI NÁUTICA.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo
X