Faleceu na tarde desta terça-feira, 16, aos 69 anos, o produtor rural Antônio Florentino Neto, o popular Tonico Leal, em consequência de uma parada cardiorrespiratória. Dias atrás ele havia sofrido um AVC e se encontrava em Uberlândia para uma avaliação médica sobre o problema, quando veio a óbito.
VELÓRIO
O corpo ainda está sendo trasladado para Santa Vitória.
Local do velório e horário do sepultamento a definir.
HISTÓRIA DE VIDA
Nascido em Gurinhatã, em 15 de setembro de 1946, Tonico Leal, é registrado como natural de Santa Vitória, quando tinha dez anos de idade. A Certidão de Nascimento foi adquirida após os pais Aureliano Francisco Leal e Luíza Silveira Guedes Leal se mudarem para Santa Vitória, em 25 de março de 1949, quando adquiriram a Fazenda Vertente do Antônio.
Em 1963, foi estudar no Colégio São José, em Ituiutaba, onde teve contato religioso com os padres estigmatinos. A partir daí, estudou nas cidades paulistas de Rio Claro, Campinas e Ribeirão Preto, formando-se em Filosofia Pura, História Geral e Sociologia e Teologia, até que, em 1978, foi ordenado Padre Presbítero, pela Congregação dos Estigmatinos.
Em 1983, depois de alguns anos se dedicando ao sacerdócio, Tonico Leal pediu dispensa dos votos religiosos. A resposta definitiva veio três anos depois.
Assim, retornou à Santa Vitória, onde foi cuidar da Fazenda Medalha Milagrosa. A propriedade foi uma herança deixada pelos pais, passada para seu nome em 1977, onde investiu na recria de bovinos para corte, leite e reprodução.
Em 2005, formou-se em Gestão Ambiental e Auditoria pela Feit/UEMG de Ituiutaba.
Dividindo o dia a dia cuidando de sua propriedade, Tonico Leal deu importante contribuição para Santa Vitória, quando ajudou a intermediar a vinda do Banco SICOOB/CrediPontal. Na época, era conselheiro Administrativo e Fiscal da agência.
Na vida pessoal, é pai de quatro filhos: Maria Luíza, Luíza Florentino, José Florentino (Leal Basílio) e Anelita Leal.