Prefeitura construirá ponte em concreto na travessia para o BDA
Na tarde desta segunda-feira, 4, o prefeito Genésio Franco de Morais Neto compareceu no local do rompimento do aterro na travessia para o Bairro Dom Alexandre, pela Rua Canal, para avaliar o impacto ocorrido durante as chuvas do último domingo, 3. A visita foi acompanhada pelos secretários da administração, técnicos da Copasa e engenheiros.
Em uma primeira avaliação, ficou constatado que medidas paliativas já vinham sendo adotadas há muito tempo, como a colocação de tubo metálico, e que já não teria a mesma segurança. “Depois desta análise, concluímos que a solução não seria fazer remendo, mas sim uma ponte segura, como a população merece ter, pois a velha tubulação ficou toda comprometida e o seu diâmetro não suporta mais o volume de água da chuva”, reforça o prefeito.
Segundo Genesinho, a presença de um engenheiro especializado em obras desta envergadura foi no sentido de fazer um estudo aprofundado sobre as condições do solo, vazão da água e, assim, posteriormente, elaborar um projeto eficiente para que o problema seja solucionado. “O engenheiro já nos adiantou que levará certo tempo para a efetivação das obras, visto que o solo ainda se encontra muito úmido e poderia afetar futuramente a estrutura. Planejar é necessário e o nosso intuito é executar um trabalho eficiente e duradouro, portanto pedimos a colaboração de todos”, finalizou.
Ainda, no local do incidente, já está sendo feito o levantamento para o desvio da tubulação da rede de água da Copasa, com o intuito de não prejudicar a população e nem mesmo causar impactos no abastecimento, como o ocorrido no último domingo.
Para o secretário Jarbas, o prefeito tomou a decisão certa, porque ao longo de muitos anos, aquele problema sempre foi tratado de maneira paliativa, mas agora não. “A nova ponte será toda em concreto, com maior diâmetro para vazão de maior quantidade de metros cúbicos de água”, reforçou.
Da mesma forma, também foi determinada a construção de uma nova ponte, com base em concreto armado, na travessia da Rua Roda Peão, sentido zona rural, também sobre o Córrego Santa Vitória. O local também foi prejudicado com a última chuva.