A Prefeitura de Santa Vitória está em alerta por causa da ponte do Córrego Santa Vitória que dá acesso ao Bairro Dom Alexandre, pela Rua Salustiano Caixeta. Quando chove muito, o volume da água acaba passando por cima da ponte-aterro, o que aconteceu no temporal que atingiu a cidade nesta quinta-feira (14). Águas das chuvas que caem nos bairros Brasil e o recém-criado Jardim Europa, bem como boa parte das águas que caem no bairro Morumbi, deságuam no Córrego Santa Vitória, o que tem elevado o volume de água.
Nos últimos anos, a cidade cresceu muito, com o aumento da construção civil e do pavimento asfáltico. Com isso, houve a impermeabilização excessiva do solo, dificultando ou até mesmo impedindo a absorção da água da chuva, que escoa em grande quantidade para as galerias e para o referido córrego. “O que aconteceu nos últimos anos foi a impermeabilização do solo, então, com isso, a tendência é sempre aumentar o volume água que deságua naquele córrego, causando enchentes”, destacou o engenheiro civil Filogônio Rocha dos Reis.
Mas esse não foi o único problema na cidade por causa do temporal que durou cerca de uma hora. Nas avenidas Joaquim Ribeiro de Gouveia e Genésio Franco de Moraes também teve pontos de alagamentos.