A Prefeitura de Santa Vitória reinaugurou na manhã de terça-feira, 6, o Centro Integrado de Fisioterapia e Educação Física, que recebeu reforma geral através de funcionários da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos. Além do prefeito Genésio Franco de Morais Neto, participaram do evento a secretária municipal de Saúde Sandra Barbosa, a coordenadora Célia Isa de Queiroz, equipe de fisioterapeutas, educadores físicos e colaboradores, além de pacientes do CIFE.
Na oportunidade, a coordenadora Célia Isa agradeceu ao apoio dado pelo prefeito Genesinho e pela secretária Sandra, para que o trabalho seja realizado. “Com esta reforma, o espaço físico do CIFE ganhou mais conforto e para nossos profissionais e pacientes, e o resultará será uma melhor qualidade no atendimento”, enfatizou.
O prefeito Genesinho destacou que é meta da administração municipal cuidar de todas as áreas, em especial da saúde. Ele enfatizou que o CIFE é mantido com recursos do Município, e que o órgão é uma referência em saúde no estado de Minas Gerais, no que diz respeito ao atendimento gratuito na área de fisioterapia.
A secretária Sandra Barbosa ressaltou o trabalho dos profissionais do CIFE, que vêm dando atenção especial à população que necessita do atendimento de fisioterapia, contribuindo para a melhoria do bem estar da população santa-vitoriense e da saúde pública, com o uso de equipamentos de qualidade e um espaço adequado para os profissionais e pacientes.
Desde a sua criação, o CIFE tem obtido um resultado bastante significativo, desde a receptividade das pessoas que procuram o centro para cuidar de suas patologias, até o termino de seu tratamento. Com este acolhimento, obtiveram-se ótimas evoluções e melhoras nos tratamentos para a população de Santa Vitória, proporcionando melhor qualidade de vida.
O CIFE, que atende cerca de 360 pessoas por mês, conta com uma equipe de fisioterapeutas nas áreas de ortopedia, reumatologia, neurologia, cardiologia, pediatria, oncologia e respiratória.
Também, são proporcionadas atividades físicas, ministradas por Educador Físico, nas seguintes modalidades: caminhada, hidroginástica, alongamento e fortalecimento muscular e ortopédico.
Na área de fisioterapia, o CIFE conta com uma grande demanda nos atendimentos de urgência e emergência, que são encaixados imediatamente. Os demais entram na lista de espera conforme necessidade.
Já na área de Educação Física, a demanda também é de um número bem maior, mas, como os atendimentos são feitos em grupo, praticamente não tem pacientes na lista espera.