Agroindústria Familiar foi tema de seminário em Santa Vitória
Santa Vitória recebeu esta semana o 1º Seminário da Agroindústria Familiar, promovido pela Emater-MG em parceria com a Prefeitura de Santa Vitória e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, contando com apoio da Câmara de Vereadores e Sindicato Rural. A atividade ocorreu na terça-feira (29), no plenário da Câmara Municipal, reunindo produtores rurais, representantes de entidades e autoridades do município.
Divulgar, fomentar e fortalecer a Agroindústria Rural de Pequeno Porte no município de Santa Vitória, foram os objetivos do seminário, que abordou três importantes palestras. A primeira abordou o tema “Tratamento das Águas Residuais no Meio Rural (Agroindústria e Domiciliar)”, tendo como palestrante Lucas Lemos Bonon, extensionista agropecuário da Emater-MG de Ituiutaba.
A segunda palestra falou sobre o tema “Boas Práticas de Produção do Queijo Minas Artesanal Palestrante”, com Marcos César Fonseca, representante regional de Educação Sanitária e Apoio à Agroindústria Familiar do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).
Encerrando as palestras do dia, a assistente do SEBRAE de Ituiutaba, Ilza Maria de Menezes Silva, destacou a matéria “Gestão e Empreendedorismo (MEI)”.
Para os organizadores, foi satisfatória a presença de grande número de agricultores familiares no seminário, interessados em participar do evento e compartilhar experiências.
Atualmente, segundo Priscila Vivas, extensionista da Emater-MG, o município de Santa Vitória conta com duas agroindústria de pequeno porte cadastradas no IMA; uma do produtor Gilson Alves Barbosa e outra de Adãoneli Rodrigues de Aquino. “A nossa expectativa, a partir de agora, é de que mais produtores possam formalizar e habilitar seus empreendimentos rurais, agregando valor a sua produção, aumentando a renda e o bem-estar de sua família”, finalizou.