Prefeitura de Santa Vitória promove o 3º Encontro da Mulher Rural
No último sábado (15), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e do CRAS, promoveu a terceira edição do Encontro da Mulher Rural de Santa Vitória. O evento foi realizado nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, precisamente nas tendas que sediaram a Festa da Padroeira, e reuniu aproximadamente 300 mulheres, moradoras do campo e dos distritos. Diversas autoridades também prestigiaram o encontro, como o gerente regional do SENAR, Flávio Silveira; o presidente do Sindicato Rural, Fábio Moraes; o presidente da Câmara, vereador Assis Tostes; o vereador Joaquim Lima; a secretária Edemilce Pinheiro, que representou o vice-prefeito Weliton Ferreira Lima; demais secretários municipais e outras lideranças.
A programação foi aberta com credenciamento e café da manhã. O primeiro momento foi marcado pela palestra “Cuidados da Mulher”, proferida pela orientadora de Cursos de Estética do SENAC/Ituiutaba, Leonísia Nogueira Vilarinho. Após o almoço, servido no local, foi a vez da assistente social Maria Ana Knychala Faria abordar os seguintes temas: “A Mulher no Século XXI – da Submissão ao Empoderamento”, através de palestra e dinâmicas com as participantes.
O evento, que foi apoiado pelo Sindicato Rural, Senar e comércio local, também contou com sorteio de brindes, apresentações culturais (Centro Municipal de Cultura e Arte), show ao vivo, espaço da beleza, playground e cantinho da criança, exposição de produtos artesanais, dentre outros atrativos. As participantes também receberam lembrancinhas e certificados.
A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cristina Villela, disse que o encontro consagra todo o trabalho idealizado pela atual gestão junto às comunidades rurais de Santa Vitória. “O prefeito Genesinho voltou os olhos para os trabalhadores do campo, desencadeando diversas ações, projetos e programas que levam mais qualidade de vida aos moradores da zona rural e dos distritos. Idealizamos o encontro para oferecer um dia especial às mulheres rurais, buscando integrar as diversas comunidades e ofertar ações específicas para estas guerreiras que tanto contribuem com o desenvolvimento do nosso município” ressaltou Cristina, que ainda anunciou uma novidade para o próximo ano. “A quarta edição será voltada para toda a família rural. Este é o nosso próximo desafio e queremos ampliar ainda mais o encontro, que já se tornou tradicional em nosso calendário de eventos”, finalizou Cristina.
Representando a Câmara Municipal, o presidente Assis Tostes também falou sobre a atuação do Poder Público na Zona Rural, enfatizando a parceira do Legislativo nas ações que contribuem com a vida da população. “Em nome da minha mãe, dona Célia, uma antiga e autêntica trabalhadora do campo, que mantem viva a essência das tradições caipiras em seu afazeres do dia-a-dia, eu parabenizo todas estas guerreiras pela luta e garra em suas atividades. Vocês são fundamentais e contribuem de maneira extraordinária com o nosso desenvolvimento. Parabenizo a Prefeitura, através da secretária Cristina Villela, pela organização deste maravilhoso evento, que valoriza e oferece um momento especial para as mulheres rurais de nosso município”, destacou Assis.
A coordenadora do CRAS, Gabriela Guedes, falou sobre a atuação da Equipe Volante, que percorre mensalmente as comunidades rurais e distritos, ofertando atendimentos psicossociais, orientações e acompanhamento das famílias, serviços diversos de geração de renda e socioeducativos, dentre outros. “Nossos profissionais estão presentes nas comunidades todos os meses e levam os serviços, in loco, aos moradores do campo. Esta atuação fortaleceu vínculos essenciais entre a equipe de referência e os usuários, tornando o trabalho mais estratégico e gerando resultados fantásticos. O prefeito Genesinho e a secretária Cristina Villela tiveram um olhar especial à zona rural e estão fazendo a diferença na vida de muitas famílias”, ressaltou Gabriela.
O 3º Encontro da Mulher Rural foi finalizado com uma Missa Sertaneja na Igreja Matriz, que também marcou o Dia de Nossa Senhora das Vitórias. A celebração ficou por conta do pároco Pe. Fernando César, concelebrada pelo Padre Eduardo Reis, de Ituiutaba.
[justified_image_grid preset=c3 ids=8841,8852,8851,8850,8849,8848,8847,8846,8845,8844,8843,8842]