CidadeEventosNotícias

Santa Vitória promove a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Representantes da sociedade civil e do governo estiveram reunidos, no último dia 21, para avaliarem as políticas públicas de assistência social no município e proporem novas sugestões para o aperfeiçoamento do sistema. A VIII Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada no Clube dos 50, contando com a participação de autoridades locais, gestores e profissionais da área, usuários dos serviços públicos, representantes de entidades sociais e comunidade em geral.

Para abrir o evento, adolescentes e idosos que integram o PAIF e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS apresentaram coreografias de musicas populares brasileiras. O público também assistiu a um vídeo institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que mostrou toda a gestão e execução dos serviços no município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Santa Vitória promove a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social (1)
Santa Vitória promove a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social (Foto: Alex Fabiano e Lílian Andrade)

Com a temática “Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026″, o evento contou com palestra da coordenadora do CRESS 6ª Região, que é doutora em Serviço Social, Ana Lúcia Martins Kamimura. Ela também auxiliou os grupos de trabalho e coordenou a eleição dos delegados para a etapa rregional da Conferência.

Conforme explicou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tatiane Telles Silva, dentre as 55 propostas deliberadas, os participantes sugeriram iniciativas como o fortalecimento de associações de bairros e comunidades rurais, a criação de fóruns permanentes e painéis comunitários, a alocação no orçamento de 7% de recursos financeiros para a SMDS, a capacitação da rede socioassistencial do município e outras.

O prefeito Genesinho disse que a 8ª Conferência foi sucesso graças à participação ativa da população, através dos variados segmentos da sociedade. “A participação popular é de fundamental importância para o fortalecimento das políticas públicas e, consequentemente, para a melhoria dos serviços ofertados. Iremos analisar com dedicação as sugestões elencadas que estão ao alcance do município, enquanto todas as propostas serão encaminhadas para as etapas regional e estadual”, destacou o prefeito.

Representando o Poder Legislativo Municipal, o vereador e líder do prefeito na Câmara, Leandro DK, definiu o momento como um exemplo de exercício direto da democracia. Ele também parabenizou a secretária Cristina Villela pela atuação e ressaltou os avanços na área social em Santa Vitória. “Mesmo antes de minha vida pública, sempre fui muito ligado a esta importante área. Hoje, tenho plena convicção que o nosso município avançou muito nas políticas públicas, graças à atuação empenhada e sensibilizada da secretária e primeira-dama Cristina Villela. Fiz questão, também, de emplacar um projeto que a contemplará com o Título de Cidadã Honorária, por tudo o que tem feito em prol de Santa Vitória. Acompanho de perto este trabalho e sei o quanto as pessoas, em especial as famílias mais carentes, estão sendo beneficiadas com tantas ações que levam dignidade e qualidade de vida à população”, disse o vereador DK.

A secretária Cristina Villela explicou que todo o trabalho na área social foi estruturado na atual gestão, visando expandir os serviços para todas as comunidades da área urbana e rural do município e dar eficiência ao sistema público, para promover e incluir socialmente as famílias santa-vitorienses. “Apesar de trabalharmos praticamente com recursos próprios do município, fizemos muito e conseguimos fortalecer as políticas públicas de assistência social. Remodelamos o modelo de gestão, criamos programas inéditos, abrimos novas unidades e postos de atendimentos, inserimos os profissionais nas comunidades, para sentirem de perto os problemas sociais e melhor trabalharem em prol dos santa-vitorienses, levamos os serviços até a zona rural e distritos, enfim, inovamos e expandimos para que as pessoas recebessem tratamento mais digno, de qualidade e com toda a agilidade e conforto”, ressaltou a secretária, que ainda destacou o empenho do prefeito Genesinho e de toda a equipe para a efetivação deste trabalho.

[justified_image_grid ids=8602,8601,8600,8599,8598,8597,8596,8595,8594,8593,8592,8591,8590,8589,8588,8587,8586,8585,8584,8583,8582,8581,8580,8579,8578,8577,8576]
Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo
X