A partir deste mês, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a iluminação pública passa a ser de responsabilidade das prefeituras. No pontal do Triângulo Mineiro, a alternativa encontrada por mais de 20 cidades, foi a criação um consórcio e uma central de atendimento que fará manutenção em toda a região.

De acordo com o presidente do consórcio público intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cides), Luiz Pedro Correa do Carmo (prefeito de Ituiutaba), “todos os municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, estão no consórcio junto com a microrregião de Ituiutaba”.
Luiz Pedro explicou que, em termos financeiros, não haverá mudanças para a população, pois as prefeituras vão receber o recurso da taxa de iluminação que já é pago mensalmente nas contas de energia elétrica.
Como fica o atendimento?
Uma central foi criada para receber as demandas. O número de Serviço de Atendimento da Iluminação Pública é 0800 0900 300, para as solicitações de serviços de manutenção dos ativos da Iluminação Pública, em atendimento aos cidadãos que precisarem solicitar reparos de iluminação pública, tais como: luz queimada, luz acessa durante o dia, substituição ou reparos de luminárias defeituosas, entre outros.