EsportesNotícias

Ciclismo – Esporte, lazer e saúde

Você conhece de fato o seu município? Sabe o que Santa Vitória revela de melhor em paisagens? Que tal se aventurar sobre as duas rodas de uma bicicleta e sair por aí explorando a natureza, com um grupo de amigos que não está nem um pouco preocupado com competição esportiva, mas que tem como foco o meio ambiente, a saúde e o lazer.

Assim tem sido com os integrantes do “Santa Vitória Bikers”, uma organização que está se oficializando e que tem agregado amantes do ciclismo. Sem distinção de sexo, faixa etária e classe social, o grupo vem ganhando as ruas e, principalmente, a zona rural do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Santa-Vitória-Bikers
Santa Vitória Bikers

Tudo começou há pouco mais de três anos e meio, conforme explicou o motorista Francisco Assis, um dos precursores da prática. “Eu comecei a pedalar sozinho e fui convidando alguns amigos para praticarem o esporte comigo. O grupo cresceu e hoje temos mais de 60 ciclistas ativos em Santa Vitória”, destacou Assis.

Dentre os componentes se destacam ciclistas de todas as idades, como o garotinho Otávio, de apenas 09 anos, que duas vezes por semana acompanha seu pai Alex Fabiano nos passeios leves. Eurípides Arantes, de 71 anos, é outro assíduo no esporte e todas as terças e quintas-feiras participa, sem falta, das pedaladas com o grupo, perfazendo uma distância de mais de 20 quilômetros em cada dia dedicado ao ciclismo.

O advogado Paulo Antônio do Prado também dedica boa parte do seu tempo ao esporte. Nos dias que as pedaladas são menos intensas, ele estimula a esposa Alessandra Franco e a filha Amanda a também participarem das trilhas, pelas estradas rurais do município. “É um momento que nos beneficia em diversos sentidos. Cuidamos da saúde, contribuímos com o meio ambiente e fazemos grandes amizades. E o melhor que tudo isso pode ser feito ao lado da sua família”, acrescentou Paulo.

Modalidades para todos os públicos

Existem modalidades que beneficiam pessoas de todos os portes físicos, desde os iniciantes, que pedalam de forma mais leve, em um percurso curto, às que buscam por mais aventura, que desenvolvem um ritmo mais intenso, seguindo para áreas mais distantes. “O ciclismo é uma atividade física que reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade. É uma das atividades físicas mais completas, por movimentar todo o corpo, pois, é de baixo impacto nas articulações, o que facilita a todos praticarem. Quando pedalamos, estimulamos a liberação das endorfinas, que fazem com que o indivíduo seja mais feliz, e também aumentamos os níveis de serotonina, gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável”, explicou o educador físico Antônio Carlos Queiroz, que é também um dos articuladores do Santa Vitória Bikers.

Trilha – Serra do Tatu

A equipe do Folha Popular acompanhou uma trilha para a Serra do Tatu, integrada por pessoas do grupo batizado de “Cachorro Doido”, que optam por um pedal mais pesado, exigindo um melhor condicionamento físico dos participantes. A saída, prevista para as 7h, deu uma pequena atrasada, mas o tempo fresco impulsionou o ânimo dos ciclistas, que só pararam por volta das 13h, após pedalarem por um trajeto de mais de 50 quilômetros.

Descontração entre os cerca de 20 participantes foi o ponto forte do passeio. “Eu achei muito importante, principalmente pela questão da saúde. Além disso, fazemos muitas amizades. O pedal foi umas das melhores coisas que aconteceu na minha vida”, enfatizou o empresário Clóvis Batista, que aproveitou a ocasião para convidar as pessoas a aderirem à prática esportiva.

Cinco componentes do grupo “Os Mió”, da cidade vizinha de Ituiutaba, também participaram da trilha e se encantaram com as belezas naturais do município, além de ficarem admirados com a união dos ciclistas locais. Mas no percurso de volta, uma surpresa desagradável baqueou os tijucanos. Um integrante da turma havia falecido na manhã daquele dia e a volta para casa foi tomada pelo silêncio e dor.

Alex-Fabiano-também-leva-seu-filho-Otavio-para-os-passeios
Alex Fabiano também leva seu filho Otavio para os passeios
Dário-e-seu-filho-Getúlio-sempre-que-podem-pedalam-juntos
Dário e seu filho Getúlio sempre que podem pedalam juntos
Eurípedes-Arantes-dá-exemplo-aos-jovens
Eurípedes Arantes dá exemplo aos jovens
Francisco-Assis-foi-um-dos-precursores-da-prática
Francisco Assis foi um dos precursores da prática
Integrantes-do-grupo-Os-Mió-de-Ituiutaba
Integrantes do grupo Os Mió de Ituiutaba
O-educador-físico-Antônio-Carlos-é-outro-amante-do-esporte
O educador físico Antônio Carlos é outro amante do esporte
Santa-Vitória-Bikers-2
Santa Vitória Bikers
Santa-Vitória-Bikers-3
Santa Vitória Bikers
Santa-Vitória-Bikers-4
Santa Vitória Bikers
Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo
X