Pescador profissional e representante sindical da categoria em Santa Vitória, atuando na presidência da Colônia Z08 por mais de 10 anos, o vice-prefeito Weliton Ferreira Lima, a convite do deputado estadual Tenente Lucio, participou do debate público para a implantação da política nacional de aquicultura e pesca em Minas Gerais, realizado em outubro na Assembleia Legislativa do Estado.
A criação de um órgão estadual específico e o desenvolvimento de uma política pública voltada para o setor foram os principais pontos de discussão, durante a audiência, que reuniu centenas de pescadores e representantes de classe de todo o estado.
De acordo com Weliton, o Brasil vive hoje um cenário favorável ao segmento, após a criação de um Ministério Federal específico para a área, mas para ele ainda falta no estado a efetivação de políticas específicas que beneficiem os pescadores.



Em Santa Vitória, a Colônia Z08 possui inscritos mais de 800 pescadores, que vivem exclusivamente ou parcialmente da pesca no município. Em atenção à grande demanda existente e propondo um trabalho de fortalecimento da classe, buscando a melhoria da qualidade de vida dos pescadores, a atual Administração implantou, neste ano, a Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca.
Parlamentar atuante na região, o deputado estadual Tenente Lúcio afirmou que a audiência atendeu uma luta de muitos anos dos pescadores mineiros, destacando também a participação feminina na pesca. Na oportunidade, o deputado apresentou requerimento solicitando a liberação da pesca na área alagada do Rio Paranaíba, no reservatório que compreende trecho entre o Rio Tijuco ao encontro do Ribeirão São Jerônimo. Tenente Lúcio cobrou e defendeu ainda a criação da Comissão de Aquicultura e Pesca na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.