Gente que FAZ

A professora Ilka Carmensita Goulart

Ilka Carmensita Goulart
A professora Ilka Carmensita Goulart

A professora Ilka Carmensita Goulart, filha primogênita de Ivo Goulart da Silva e Maria do Carmo Goulart, nasceu na cidade mineira de Uberlândia, em 20 de fevereiro de 1951.
Em 1956, a avó paterna Transfiguração Goulart (Dona Fia) foi até Uberlândia e trouxe a neta Ilka, que tinha cinco anos de idade, para morar com ela em Santa Vitória, juntamente com o avô Chiquinho Goulart.
Aqui residindo, iniciou os estudos no Grupo Estadual São José (atual Escola Municipal São José). Passado alguns anos, descobriu a habilidade para lecionar. Assim, em 1972, começou a lecionar na Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, e depois no Grupo Escolar São José (atual Escola Municipal São José), Escola Estadual José Paranaíba e Escola Municipal Geraldo Ribeiro.
Nesse ínterim, em 1975, formou-se em Letras pela Feit/UEMG de Ituiutaba. Também, foi a primeira professora a ter um curso de Inglês, juntamente com a professora Edna Castro.
No ano 1997, na ocasião em que completava 25 anos dedicados ao ensino público em Santa Vitória, Ilka se aposentou de suas funções.
Hoje, no auge de seus 64 anos de idade, Ilka carrega um maravilhoso legado de sua profissão, considerando-se uma referência como educadora em Santa Vitória. Por onde anda, é comum ex-alunos se dirigirem até ela, abraçá-la e dizer: “Ilka, tenho um enorme orgulho de você ter sido seu aluno, você é uma das professoras que mais marcou a minha vida”.
Sobre um fato marcante na vida da professora, quando atuava como professora especial para Ensino de Biblioteca, ela cita uma Gincana liderada por ela em meados da década de 1990, envolvendo alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia. O objetivo da competição era arrecadar o maior número de livros e, como prêmio, a turma vencedora ganharia uma viagem para Ouro Preto (MG). Na ocasião, a equipe vencedora foi o 3º Colegial A e, no total, foram arrecadados mais de 1.700 livros.
Naquela época, muito atuante no meio social, presidiu o Leo Clube de Santa Vitória, demonstrando distinta liderança.
Atualmente, Ilka Goulart mora em Uberlândia, onde reside desde o falecimento do pai Ivo Goulart, ocorrido em 1998. Naquela ocasião, foi morar com a mãe Maria do Carmo (falecida em 2014).
Embora resida em Uberlândia, constantemente Ilka Goulart volta à terrinha que, segunda ela, é de fato a sua cidade do coração, pois, aqui foi criada, recebeu educação e construiu boas amizades e, principalmente, o respeito e o carinho das pessoas.
Ilka Goulart é mãe de duas filhas: Michelle e Jéssica.


Comentários

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo
X