Dona Maria Rezadeira
Maria Tereza de Medeiros, popularmente conhecida por Dona Maria Rezadeira, nasceu na cidade de Florânia (RN), em 6 de julho de 1938.
Aos oito anos de idade, deixou o nordeste e veio com os pais para o estado de Minas Gerais, residindo, inicialmente, no município de Canápolis e, posteriormente, em Capinópolis. Na época, a viagem foi num barco a vapor, por onze dias, navegando pelo Rio São Francisco, até Pirapora. De lá, veio para a região do Pontal do Triângulo Mineiro em um caminhão pau-de-arara.
No ano de 1956, se casou com José Mateus de Medeiros, com quem teve 14 filhos: João Paulo, Joana, Maria Francisca (falecida quando criança), Francisco, Cícera, Maria de Fátima, Lúcia Maria, Ilda, Idebaldo, Iraídes, Odair, Isa, Nair e Eunice (falecida quando criança). Dos filhos, foram gerados 19 netos e cinco bisnetos.
Quando Maria Tereza tinha 13 anos, na região do Baú Velho, a jovem tirou o terço pela primeira vez. Foi no improviso, mas, desde então, não parou mais de rezar. Assim, surgiu a denominação “Dona Maria Rezadeira”.
Muito religiosa, Maria Tereza é assídua frequentadora das missas dominicais. Segundo ela, enquanto tiver saúde e Deus permitir, continuará presente às missas.
A carismática Dona Maria Rezadeira, de 76 anos, reside em Santa Vitória desde 1983, e está entre as pessoas bem-queridas em nossa cidade.
Comentários