EducaçãoNotícias

Horta de escola em Chaveslândia faz diferença na merenda dos alunos

A diretora Neuza Queiroz de Lima e alunos
A diretora Neuza Queiroz de Lima e alunos

Em Chaveslândia, cerca de 30 alunos participam do projeto Educação em Tempo Integral da Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. No projeto, eles aprendem a cultivar uma horta e ajudam a colher os próprios alimentos que serão consumidos por eles na merenda escolar
A horta teria sido criada em meados da década de 1990, mas fora desativada com o passar dos anos.

Aos assumir a direção em 2008, a diretora Neuza Queiroz de Lima rapidamente providenciou a limpeza e preparação dos canteiros da horta, como adubação, plantio das hortaliças e o sistema de irrigação. Dentre os produtos cultivados estão alface, couve, rúcula, jiló, quiabo, chuchu, cheiro verde e ervas caseira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o preparo da horta, sempre sua coordenação, Neuza contou com apoio de alunos e voluntários da própria escola. Ela destaca ainda a colaboração da Prefeitura de Santa Vitória, via Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, que, além de ceder funcionários para a eliminação da vegetação daninha, sempre forneceu o esterco, importante item para o processo de adubação da horta.

Há dois meses, segundo ela, um funcionário foi cedido pelo Estado para cuidar exclusivamente da horta, de forma que o projeto não seja interrompido.

Para a diretora, as hortaliças trazem um maior potencial em vitaminas e sais minerais, itens que as pessoas precisam para um bom desenvolvimento das funções orgânicas. “São produtos naturais, pois não usamos agrotóxicos, e que fazem uma grande diferença na merenda escolar de nossos alunos”, pontuou.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo
X